Falar com o Senai Inscreva-se Produzido por Rubeus

Informações

SOBRE O SENAI

O SENAI BAHIA, que integra o SENAI Nacional – um dos cinco maiores complexos de Educação Profissional do mundo e o maior da América Latina, forma profissionais há mais de 70 anos. Além de oferecer educação profissional de qualidade, aposta em formatos educacionais diferenciados e inovadores.

Se você concluiu o ensino médio ou equivalente, ou está cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio, já pode fazer um curso técnico com a gente.  Conheça abaixo, as formas de ingresso, escolha a que lhe atende e venha estudar no SENAI BAHIA!

As inscrições/matrículas podem ser feitas até o dia 03/07/2024 com desconto de 30% na matrícula (1ª mensalidade).

FORMAS DE INGRESSO

Saiba como você pode ingressar em um Curso Técnico no SENAI BAHIA e venha estudar com a gente!

• PELO ENEM (BOLSA DE ESTUDOS)

O candidato deve realizar a inscrição e aguardar a divulgação do resultado. A inscrição no processo seletivo não garante vaga no curso.
Clique aqui e faça a sua inscrição!

Se ligue nos requisitos para concorrer à bolsa de estudos e fazer um curso técnico de graça:

  1. Ter realizado o ENEM nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 ou 2023, com pontuação média aritmética simples, igual ou superior a 500 pontos;
  2. Não possuir condição financeira suficiente para arcar com o pagamento do curso, atendendo assim a condição de baixa renda, conforme previsto nos parágrafos 5° e 6°, do artigo 68 do Decreto nº 6.635/2008;
  3. Não estar matriculado em nenhum curso de aprendizagem industrial básica ou técnica, curso de aperfeiçoamento e qualificação profissional gratuito no SENAI BAHIA, inclusive oriundos de programas sociais e/ou governamentais, na data da classificação geral para a matrícula (04/07/2024), assim como na data da efetivação da matrícula;
  4. Não estar matriculado com o benefício de Bolsas de Estudo concedido pelo SENAI BAHIA, em nenhum curso técnico, inclusive no âmbito do EBEP, na data da classificação geral para a matrícula (04/07/2024), assim como na data da efetivação da matrícula;
  5. Não ter sido matriculado por meio do Programa de Bolsas de Estudo do SENAI BAHIA nos últimos dois semestres em Cursos Técnicos, exceto para os casos em que o SENAI cancelou a oferta do curso/turno e não houve aproveitamento da bolsa para outro curso/turno.

A qualquer tempo, o SENAI BAHIA poderá cancelar a inscrição/matrícula do aluno, desde que seja constatada a dupla gratuidade (matrícula em mais de um curso gratuito). Neste caso, o aluno será notificado e deverá optar pela gratuidade de um dos cursos em que esteja matriculado.

• POR ORDEM DE MATRÍCULA (CURSO PAGO)

O candidato ao curso pago deve realizar a inscrição e, em seguida, para finalizar a matrícula, deve anexar/apresentar a documentação exigida, ler e dar o aceite e/ou assinar o contrato de prestação de serviços educacionais e realizar o pagamento da matrícula (1ª mensalidade). Após a confirmação do pagamento, será analisada a documentação anexada. A efetivação da matrícula se dará após a confirmação do pagamento, da validação dos documentos anexados/apresentados pelo candidato e da disponibilidade de vagas. A inscrição no processo seletivo não garante vaga no curso. Clique aqui e faça a sua!

• POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA OU MATRÍCULA ESPECIAL/PORTADOR DE DIPLOMA (CURSO PAGO)

Se você quer fazer uma transferência externa para o SENAI, clique aqui.
Se você é portador de diploma de nível técnico ou superior e quer fazer um curso no SENAI, clique aqui.

ATENÇÃO AOS PRAZOS DE COMPENSAÇÃO DO PAGAMENTO

  • PIX: em até 30 minutos;
  • Cartão de crédito/débito: em até 30 minutos;
  • Boleto: compensação em até 48 horas úteis.

COMPOSIÇÃO FINANCEIRA

Pagamento de 6 parcelas, sendo:

  • Matricula, e 5 (cinco) mensalidades, com vencimento no dia 15 de cada mês.

DESCONTOS

DESCONTO DE 30% NA MATRÍCULA (1ª MENSALIDADE) ATÉ 03 DE JULHO

A matrícula (1ª mensalidade) poderá ser paga no cartão de crédito (em até 12 vezes), débito, boleto ou PIX. Consulte os valores da matrícula com desconto no menu “MATRÍCULA/MENSALIDADES”. Essa campanha de desconto não é cumulativa com outros quaisquer descontos.

DESCONTO DE 10% NAS MENSALIDADES DO CURSO

O aluno que realizar o pagamento até o dia 07 de cada mês, terá 10% de desconto na mensalidade. Todas as mensalidades poderão ser pagas pelo Portal do Aluno. Este desconto será mantido para a 2ª mensalidade, que vencerá em 15/08/2024. As demais mensalidades terão desconto de 10% apenas para pagamentos realizados até o dia 07 de cada mês. Todas as mensalidades poderão ser pagas pelo Portal do Aluno.

PAGAMENTO TOTAL DO MÓDULO/SEMESTRE: DESCONTO DE 20% (Aplicado a 6 parcelas)

O candidato deve realizar a inscrição no curso desejado e solicitar, por e-mail, para boletosemestralsenaiba@fieb.org.br, informando nome completo, CPF, unidade/curso/turno e contatos. Este desconto não é cumulativo com o desconto de 10% para pagamento da mensalidade até o dia 07 de cada mês.

OBS: Por favor, não efetuar o pagamento do 1° boleto da matricula, e aguardar o envio do boleto semestral, por e-mail.

DESCONTO PARA ALUNOS E EX-ALUNOS DO SENAI BAHIA

O candidato ao curso técnico com ingresso em 2024.2 que é aluno ou já foi aluno do SENAI BAHIA, poderá ter 10% de desconto nas mensalidades, exceto na 1ª mensalidade (matrícula). No momento da matrícula, deve anexar/apresentar a documentação (carta dirigida ao SENAI, com RA, nome completo, CPF, unidade/curso/turno que cursa ou cursou no SENAI BAHIA).

DESCONTOS PARA COLABORADORES DO SISTEMA FIEB E SEUS FAMILIARES

Poderá ser concedido desconto de 30% no valor total do curso. Esse desconto não é cumulativo com o desconto da matrícula (1ª mensalidade). O colaborador deve procurar o setor pessoal da unidade ou o RH da sede, quando for o caso.

DESCONTO PARA EMPRESAS ASSOCIADAS A SINDICATOS FILIADOS A FIEB/CIEB E EMPRESAS PARCEIRAS

O candidato deve anexar/apresentar a documentação comprobatória (carta do Sindicato/CIEB/empresa parceira) no momento da matrícula.

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

No ato da matrícula, o candidato deverá anexar/apresentar os seguintes documentos (arquivos em PDF com até 10 MB por documento):

  1. Histórico escolar com certificado de conclusão do ensino médio ou documento da escola atualizado (atestado, declaração ou comprovante de matrícula), comprovando que o aluno está matriculado e/ou frequentando regularmente o 2º ou o 3º ano do ensino médio. O candidato que se matricular em um curso técnico e ainda estiver cursando o ensino médio concomitantemente, deverá concluí-lo até o final do curso técnico, sob pena de não receber o diploma de habilitação técnica;
  2. Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto ou Passaporte emitido pela Polícia Federal ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  3. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  4. Comprovante de residência (atualizado);

Serão aceitos como documentos para a matrícula, também:

O CPA, se o aluno tiver concluído o curso;

O SUPLETIVO, se o aluno tiver concluído o curso;

EJA por Tempo Formativo III – Eixos VI e VII, se o aluno tiver concluído o curso;

EJA por Tempo de aprender II, se o aluno tiver concluído o curso;

EJA EAD, se o aluno tiver concluído o curso;

ENCCEJA, se o aluno tiver realizado a prova e tiver sido aprovado, conforme critérios estabelecidos pelo MEC.

PESSOAS COM DEFICÊNCIA (PCD)

Para pessoas com deficiência, além da necessidade de preencher o cadastro com a sinalização da respectiva deficiência, é necessário anexar, no momento da matrícula, o documento legível que comprove a condição que motiva a solicitação de atendimento especializado, para ser considerado válido para análise, no qual devem conter: nome completo do participante; diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

COMO SERÃO AS AULAS

CURSOS PRESENCIAIS

  1. As aulas serão realizadas nas instalações do SENAI BAHIA, nos turnos matutino, vespertino ou noturno.
  2. A aprovação no curso requer que o aluno obtenha nota/média final igual ou superior a 7 (sete), e apresente frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas de cada disciplina.

CURSOS PRESENCIAIS

  • Matutino: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e quando necessário, aos sábados no turno matutino e/ou vespertino;
  • Vespertino: de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 17h e quando necessário, aos sábados no turno matutino e/ou vespertino;
  • Noturno: de segunda-feira a sexta-feira, das 18h40 às 21h40 e aos sábados, no turno matutino e/ou vespertino.

O aluno receberá por e-mail, o login e senha de acesso ao Portal do Aluno – um dos principais canais de comunicação dos alunos com o SENAI BAHIA. No primeiro acesso ao Portal do Aluno, é necessário confirmar os dados cadastrais. Os resultados de avaliações, frequência, solicitação de requerimentos, Manual do Aluno e Regulamento Disciplinar, são algumas das informações que estarão por lá.

CURSOS SEMIPRESENCIAIS

  1. As aulas serão realizadas via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que ficará disponível durante todo o período letivo para que o aluno acesse e realize as atividades. O computador é de responsabilidade pessoal do aluno, portanto, o SENAI BAHIA não se responsabiliza pela forma de acesso do aluno ao curso. O aluno receberá por e-mail a credencial de acesso (login e senha) para assistir as aulas dos cursos semipresenciais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
  2. Será utilizada 20% da carga horária do curso em atividades presenciais. Desta forma, 80% da carga horária do curso será realizada a distância.
  3. As aulas presenciais são obrigatórias e realizadas, uma vez por semana, nas instalações do SENAI BAHIA para experiências laboratoriais e atividades práticas, demonstração, simulação, seminários, estudos de casos, visitas técnicas, projetos e pesquisa, bem como outros instrumentos que a experiência pedagógica indicar. Consulte o horário dos encontros presencias no Anexo II do Edital do processo seletivo.
  4. A aprovação no curso requer que o aluno obtenha nota/média final igual ou superior a 7 (sete) e apresente frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas previstas para as aulas presenciais de cada disciplina.

O SENAI BAHIA se reserva o direito de alterar o local de realização das aulas presenciais, mediante comunicação prévia aos alunos matriculados.

INÍCIO DAS AULAS: 29 DE JULHO DE 2024.

Leia atentamente o Edital e escolha o curso de sua preferência!

Conheça os cursos ofertados.
Para saber o valor das mensalidades, clique aqui.

Para conhecer outras formas de ingressar no SENAI BAHIA, clique nos botões abaixo:

Transferência Externa
Portador de Diploma de Nível Técnico ou Superior

Aproveite que as inscrições/matrículas do processo seletivo 2024.2 estão abertas e faça a sua agora! Clique aqui.

O SENAI BAHIA disponibiliza os seguintes canais de atendimento:

📧 processoseletivochp@fieb.org.br
🗨 (71) 3287-8007 (apenas mensagens de texto)
(71) 3534-8090 l (71) 3368-8100 I Call Center SENAI BAHIA

Escolha seu curso